sábado, 21 de janeiro de 2012

Do Felgueiras de Jesus ao Salgueiros europeu


Página 31 da edição de hoje do jornal "Record"
Na edição de hoje do jornal “Record”, pode-se ler a seguinte notícia:
Há 5 casos de clubes que decidiram começar de novo. O acumular de problemas fez com que tenha acontecido uma mudança de nome, sem que se perdesse contudo uma história acumulada ao longo de anos de existência. Destes cinco clubes, dois deles são o Salgueiros e o Felgueiras, que actualmente disputam a liderança da Divisão de Honra da AF Porto. Os dois clubes guardam memória da década de 90, quando conviveram na 1ª Divisão; 95/96 foi mesmo o único ano do Felgueiras em tal escalão, e até tinha Jorge Jesus como treinador, não evitando, contudo, a despromoção. Mas feliz foi o Salgueiros, com presença constante entre os grandes e até uma participação nas competições europeias, conseguindo o 5º lugar obtido por Zoran Filipovic em 90/91. Na única época de convívio entre estas duas equipas, que amanhã se encontram para um jogo com memória, houve um empate sem golos em Vidal Pinheiro, com o Felgueiras a vencer na segunda volta, por 2-0, os 2 golos marcados por Lewis, um herói então.
Lewis
Reencontro. Amanhã há CA Felgueiras – Salgueiros 08, numa realidade totalmente diferente, à procura de um lugar na 3ª Divisão. As duas partes estão motivadas, apesar de nenhum dos jogadores actuais ter vivido a melhor fase dos clubes. Totta, formado nas escolas felgueirenses, é hoje director-desportivo do clube, e reconhece que este é um reencontro diferente: “É histórico, sendo o adversário o Salgueiros. O nosso clube tem pernas para andar e quer chegar nos próximos anos à 2ª Divisão; 99 por cento dos jogadores são formados no clube”. Entre os salgueiristas, voz do presidente-adjunto Paulo Aranha: “Fizemos um trajecto positivo, com duas subidas em três épocas. Com o Felgueiras há motivação extra, é um jogo histórico.”

Treinador do Benfica

Estava no banco

Na única presença

Duriense na Liga

 
Link’s úteis:

Notícias relacionadas: 
Plantel do FC Felgueiras, época 1995/1996
Plantel do SC Salgueiros, época 1995/1996

10 comentários:

  1. Belíssimo trabalho que os rapazes deste Blogue têm feito. Obrigado em nome de todos os felgueirenses. CARREGA CAF!

    ResponderEliminar
  2. POR FAVOR não confundam FUTEBOL CLUBE DE FELGUEIRAS com CLUBE ACADÉMICO DE FELGUEIRAS. Mas só por favor, ok? É que FUTEBOL CLUBE DE FELGUEIRAS ainda me diz muito. Esse sim sempre foi o clube da minha terra e sempre será. Portanto, respeito o CAF mas não confundam os clubes!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. custe.lhe o que custar, o clube do concelho SOMOS NÓS!!!!

      Eliminar
    2. Daniel Pinto, és bem Artolas :-)
      Rapazinho é tudo feito em prol do bom nome do Concelho, por isso bem haja a quem tem conseguido tais feitos! Independentemente de ser FCF ou CAF. E sim FCF diz-te mto porque estiveste "ligado ao clube", mas como sabes tem que se dar oportunidade aos Jovens, quando outros já não o são ;-)

      Eliminar
  3. Faço votos que os felgueirenses se voltem de novo para o clube e desta vez haja mesmo uma moldura humana como nos velhos tempos. Por motivos de saúde não vou estar fisicamente presente, pois não me posso envolver em momentos de stress ou emoções. Mas fico a "torcer" pela vitória do Clube Académico de Felgueiras, sendo entusiasta desde tempos recuados (como deve dizer algo em ter escrito o livro da história do futebol de Felgueiras) e acima de tudo bairrista, como no caso. Felgueiras merece ter um clube numa divisão nacional, de novo.

    http://longara.blogspot.com/2012/01/cronica-no-semanario-de-felgueiras.html

    ResponderEliminar
  4. CA FELGUEIRAS vs Salgueiros 08
    Este Domingo há jogo grande! Em disputa está o primeira lugar do campeonato e a subida aos nacionais de futebol. Vamos todos apoiar o FELGUEIRAS e ajudar a equipa a voltar onde ela merece estar! Por isso convidamos-te a apoiares o clube junto da Brigada Bicolor. Para isso tens de estar as 15h:30m (SEM ATRASOS) à entrada do estádio. Às 15h:45m, o mais tardar, entramos no estádio pois temos uma coreografia para fazer-mos no início do jogo. Quem chegar depois dessa hora não irá para a claque, pois ela irá ficar numa das bancadas laterais ao lado da bancada coberta. Quem ainda não tem cartão da claque, tem de pagar 5 euros para mandá-lo fazer, e com ele terá gratuito a todos os jogos em casa até ao final da época. VAMOS TODOS GRITAR PELO FELGUEIRAS!


    PASSEM A MENSAGEM!

    ResponderEliminar
  5. Boa reportagem, estão de parabéns.
    Assim dá gosto que haja futebol, há paixão, há história e há objectivos. Sendo Salgueirista desde sempre fico sempre feliz em viver estes duelos com adversários valorosos, coisa que infelizmente há pouco nestes e noutros campeonatos.
    Já não é a primeira nem a segunda época em que temos este confronto, mas a 3ª em 3 anos seguidos. Quem não se lembra da disputa para o 3º e 4º lugar de há 2 épocas? Tenho pena que estes entusiasmos sejam flutuantes. No Salgueiros vivemos todos os jogos com a mesma paixão, faça chuva ou faça sol, estejamos em primeiro ou em últimos. Amanhã não será excepção. Que seja um jogo à altura em todos os aspectos e que se lembrem todos: ainda falta muito campeonato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Esperemos que seja acima de tudo um jogo com Fair-Play e no final que vença o melhor.

      Eliminar

Apenas poderá comentar se possuir uma Conta Google.