segunda-feira, 23 de julho de 2012

Câmara corta apoios aos clubes

(clicar na imagem para ampliar)

Fonte: Semanário de Felgueiras

  •       Na próxima época não dará subsídio nem pagará exames e inscrições. Clubes podem fechar portas dentro de pouco tempo. Dirigentes ameaçam demitir-se. Milhares de atletas podem deixar de competir. Lei dos Compromissos na base da decisão do executivo municipal. A polémica está instalada.

Os clubes do concelho vão deixar de receber qualquer apoio financeiro da Câmara de Felgueiras a partir da época desportiva 2012/2013. A maioria no executivo alega que tomou esta decisão devido à falta de recursos financeiros decorrente da recente Lei dos Compromissos. O anúncio foi feito no decurso de uma reunião com as colectividades desportivas realizada na passada quinta-feira e deixou os dirigentes à beira de um ataque de nervos. A edilidade deixará não só de atribuir o apoio financeiro para o apoio à formação, concedido em função do número de atletas, como não assumirá o pagamento dos exames médicos e inscrições dos atletas. Face a este cenário, a maioria dos clubes concelhios de futebol do concelho poderão não competir na nova época desportiva. Além disso, apurou o nosso jornal, o assunto levou já a reuniões de emergência durante esta semana e podem surgir demissões em vários clubes locais dos mais representativos. No Felgueiras, esse cenário é uma hipótese muito forte, ao passo que no Lixa, o clube poderá nem optar pela extinção em virtude de estar sem dirigentes. Esta decisão camarária caiu como uma bomba nos dirigentes dos clubes locais, especialmente nos de futebol que têm um grande número de atletas. Sem o pagamento de exames e inscrições, para que, por exemplo o Felgueiras e o Lixa arranquem a época, precisarão de cerca de 10 mil euros. O vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal, explicou que na reunião com os clubes foi-lhes transmitido que, devido à situação do país complementada com “uma rígida Lei dos Compromissos não será possível manter o apoio financeiro, mas que a autarquia irá manter os apoios ao nível da cedência dos equipamentos, dos transportes e reparações”. Quanto ao pagamento de inscrições e exames, o vereador asseverou que “de momento não é possível à autarquia garantir o pagamento mas que estão a ser estudadas soluções para dentro de alguns meses ser possível apoiar os clubes nesta área em concreto”.

Entretanto, o PS Felgueiras já reagiu a esta decisão da maioria. Eduardo Bragança considera que a retirada dos apoios vai “agravar ainda mais as dificuldades financeiras que atravessam aquelas colectividades e poderá conduzir à extinção de alguns dos mais representativos clubes do concelho e assim impedir centenas de jovens da prática desportiva”. Para o presidente do PS local, os argumentos da maioria constituem-se numa “desculpa ardilosa, sem sentido, com argumentos falaciosos, lembrando que para as sucessivas campanhas de marketing, nos três anos de mandato, não tem faltado dinheiro à Câmara de Felgueiras. Note-se os 25 mil exemplares do boletim municipal, os inúmeros outdoors espalhados pelo concelho e outro material promocional. Têm sido muitos milhares de euros gastos em propaganda e que tanta, falta fariam, com certeza, aos clubes do concelho”. O Partido Socialista exige que a autarquia assuma o pagamento de todos os exames médicos dos atletas do concelho que pretendem praticar desporto. Também se reclama da autarquia que, assuma o pagamento das inscrições, no máximo de 23 atletas, por cada equipa dos diversos escalões de futebol, andebol, basquetebol e natação e a todos os praticantes a nível individual que solicitem esse apoio. Bragança conclui com a ideia de que a gestão autárquica “é desastrosa para o concelho”. Numa reacção a este comunicado, João Sousa diz tratar-se “de uma posição partidária típica de pré campanha, lamentando que o PS não seja mais coerente.

19 comentários:

  1. É muito importante para orgons de comunicação social (e este local é isso), dizer a verdade.
    Neste caso a verdade não está a ser dita.
    Em tempos gostava de ler aqui:
    "Ainda não temos informação, quando tivermos colocamos....."
    "Oficialmente não temos informação....."

    Neste caso seria muito importante não fazer alastrar esta inverdade, porque a verdade deois não apaga isto.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Este notícia foi elaborada pelo "Semanário de Felgueiras" e foi colocada aqui com a devida autorização da parte deles.

      Refere-se a inverdades? Quais são as inverdades?

      Eliminar
    2. Toda a noticia.
      A Camara não cortou nada.
      Se assim fosse para qué continuar com mais um treino da Escola de formação "Os Felgueirinhas"

      As imposições da Troika levam a isto e a muito mais.
      Para bem da verdade ao quererem falar disto devem falar de tudo.
      E neste caso o "Semanário de Felgueiras" deveria fazer o mesmo.
      Vou estar atento ao desenrolar desta noticia....

      Eliminar
    3. Passo a citar: "O vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal, explicou que na reunião com os clubes foi-lhes transmitido que, devido à situação do país complementada com “uma rígida Lei dos Compromissos não será possível manter o apoio financeiro, mas que a autarquia irá manter os apoios ao nível da cedência dos equipamentos, dos transportes e reparações”. Quanto ao pagamento de inscrições e exames, o vereador asseverou que “de momento não é possível à autarquia garantir o pagamento mas que estão a ser estudadas soluções para dentro de alguns meses ser possível apoiar os clubes nesta área em concreto”."

      Eliminar
  2. Uma vez quetemos o Sr fiscal da Câmara a fiscalizar por aqui, informa lá então o que é que a CMF vai proporcionar aos Clubes? E não me venhas com a historieta da Troika que para essa já dei o que tinha a dar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º não sou fiscal
      2ª a camara não me diz nada (pelo menos esta) pois sou de fora deste concelho.
      3º Não insultei ninguem e penso que não mereço tal "elogio"....
      4º Aconcelho a ler a Leis dos Compromissos...

      Eliminar
    2. ainda bem que temos alguém de fora do concelho a defender a câmara e falar,sempre, da lei dos compromissos!
      Oh Fiscal, 50.000 euros por ano para ajudar a miudagem a jogar à bola não há.....mas para propaganda...já há!

      Eliminar
    3. Eu sei do que falo, e pelo facto de não ser natural nem residente em Felgueiras, nada me liga tambem á camara. (Quando ao desporto tenho muitas ligações em várias instituições desportivas neste concelho, e por isso é que falo)
      Mas se soubesses para onde vai grande parte do dinheiro que deveria ser para a formação dos jovens tenho a certesa que mudavas de opinião.
      A não ser é claro que sejas um dos que se aproveita do dinheiros dos jovens.....
      Quer venham das camaras quer venhos dos pais dos jovens......
      Mas falar da lei sem a ter lido leva a dizer disparates.
      Tenho dito.

      Eliminar
  3. E só mais uma nota informativa: O dinheiro das bilheteiras da Taça "Os Felgueirinhas" reverteu somente para a ajudar a Escola de Formação "Os Felgueirinhas".

    ResponderEliminar
  4. Se o vereador diz que vai continuar e passo a citar:
    "...a autarquia irá manter os apoios ao nível da cedência dos equipamentos, dos transportes e reparações..."

    O que de momento não podem prometer é:
    "... devido à situação do país complementada com “uma rígida Lei dos Compromissos não será possível manter o apoio financeiro ...."

    e:
    "... Quanto ao pagamento de inscrições e exames ... de momento não é possível à autarquia garantir o pagamento mas que estão a ser estudadas soluções para dentro de alguns meses ser possível apoiar os clubes nesta área em concreto....."

    Depois disto como podem por uma noticia assim, e levar as pessoas a penssar que a camara vai acabar com a formação dos juvens?
    São estas inverdades que teem de corrigir, para bem das crianças deste cocelho, que sarão o futuro deste pais tabem....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, faz alguns cortes para já. A notícia elaborada pelo "Semanário de Felgueiras", na nossa modesta opinião está muito clara.

      Eliminar
    2. Está tão clara que se vê pelo 1º comentário.....

      Mas até vou comprar o Jornal para memória futura...
      A noticia não diz o que diz o titulo..... para mim isso basta....

      Eliminar
    3. E tal como o título diz a Câmara fez cortes aos clubes, como por exemplo nos exames médicos dos atletas.

      Eliminar
  5. O apoio público deve ser dado à formação, mas na prática quase tudo é canalizado para o futebol sénior. Detesto Portugal sob tutela estrangeira (Troika), mas viva a Lei dos Compromissos para acabar com este regabofe!

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma certa simpatia por Felgueiras, especialmente pela Fátima, mas a opção da Câmara apesar de poder doer a muita gente revela alguma preocupação dos seus membros. Senão atente-se ao que diz a lei em causa: “Os titulares de cargos políticos, dirigentes, gestores ou responsáveis pela contabilidade que assumam compromissos em violação do previsto na presente lei incorrem em responsabilidade civil, criminal, disciplinar e financeira, sancionatória e ou reintegratória, nos termos da lei em vigor.”

    É,portanto, normal que quem assim decidiu tenha pensado que é melhor não arriscar a ficar sem os seus bens ou mesmo ir parar à prisão...

    ResponderEliminar
  7. uma pergunta... estara em risco a participação na 3ª nacional do nosso GRANDE CAF?

    ResponderEliminar
  8. Que vergonha, não há dinheiro para o DESPORTO mas há para pagar autocarros para o pessoal ir ao S. Pedro, e contratar bandas que não são baratas com os amor eletrico e por ai fora, o DESPORTO EM FELGUEIRAS FAZ FALTA ... UMA VERGONHA!

    ResponderEliminar

Apenas poderá comentar se possuir uma Conta Google.